Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Rotina para autistas

A rotina é um momento muito importante para os alunos mesmo maiores pois organiza todas as atividades por etapas e deixam planejar melhor o seu dia.Na sala de alfabetização você pode utilizar figuras que representam esses momentos diversificados na escola(esses desenhos são da Mônica encontrei na net), colocados no varal permite ter uma visão ampla dos afazeres do dia escolar.
Agora pense nessa rotina com autistas dentro da sala precisamos de um recurso e este recurso me fez pensar que se eles tivessem uma placa comprida e individual como essa com E.V.A e buraquinhos para colocar palitinhos com os mesmos símbolos do varal comum da sala, deu certo!!!!!
O acompanhamento é de toda sala ao mesmo tempo , eles vão interagindo com o nosso mundo sem perceber e muitas vezes os amigos os ajudam simbolizando juntos é muito interessante.Temos que sempre aproximá-los da nossa atividade adaptando material no passar do tempo essa interação transforma em palavras que nomeiam os momentos os que deixam ainda mais interados do momento!!!!(essa próxima foto coloquei de pé na janela mas normalmente para que o aluno possa consultar sempre esse cartz fica na lateral da carteira)
De uma idéia a outra vamos transformando o prazer destes alunos em estar em meio a sociedade!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Oi! meu nome é Gabriela sou Professora na rede municipal de Campinas, estou com um 1º ano e tenho uma princesa que tem PC, porém apesar de suas limitações ( não falar e não andar sozinha)acredito que com intervenções específicas ela progredirá muito, percebo que ela tem muito potencial e que conseguirá superar suas limitações desde que corretamente estimulada e é por isso que pedi para torna-me amiga de vocês... quero ajuda, preciso de ajuda. Quero conhecer para poder ajudá-la... conto com vocês nessa tarefa.... por favor me orientem... Grata :)

    ResponderExcluir