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domingo, 12 de fevereiro de 2012

Método 28 palavras

Pessoal resolvi fazer uma pesquisa pra encontrar técnicas ,métodos ou seja uma forma de fazer muita força a alfabetização com alunos com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem, encontrei este método estou adorando aplicar, na net tem um site que fala de todo o processo e só depende de você professor fazer render em criatividade reforçando o método!!!
Como trabalhar com o método das 28 palavras?
Como reação ao método analítico sintético (parte do todo para o particular) apareceu o método das 28 palavras. Por este método são contextualizadas progressivamente 28 palavras, que vão sendo globalizadas, lidas e escritas pelos alunos, começando muito cedo a analisar cada palavra, mas só até à sílaba. Trata-se de um método de aprendizagem da leitura e da escrita da autora brasileira Yolanda Betim Paes Leme de Kruel, baseia-se no conhecimento de 28 palavras e não das letras, como tradicionalmente se ensinava. Essas palavras serão apresentadas as crianças através de uma história que se irá contando ao longo do ano.
O professor acaba por escrever a palavra numa tira de papel de comprimento suficiente, e através duma leitura lenta determina onde acaba cada sílaba. À frente dos alunos corta-se a tira de papel de modo que todas as sílabas fiquem separadas. Então, os alunos, com esses pedaços de papel/sílabas, reordenam/sintetizam novamente a palavra original.Acabado o trabalho nessa palavra, o professor guarda todas essas sílabas num expositor da sala, começando a constituir um silabário.
Por cada uma das 28 palavras deverá sempre ter este procedimento, não esquecendo que logo de início (1ª palavra) começa também a constituir novas palavras, além das 28, constituídas com as sílabas já armazenadas no momento da análise das palavras antecedentes.
Simultaneamente, deverá propor ao aluno que “cace” as suas (descobrir novas palavras com as sílabas já existentes no silabário), ao mesmo tempo vão escrevendo as palavrinhas e construindo novas frases.
A utilização deste método tem múltiplas vantagens, passamos a destacar algumas:
Atender à predisposição natural da criança em reter o global;
Desenvolver o espírito criativo e a oralidade;Favorecer o espírito de observação;
Desenvolver a percepção visual e auditiva;Desenvolve a sociabilização (através de jogos) e a imaginação no encaminhamento para a descoberta;
Proporciona um enriquecimento fácil e precoce de vocabulário;
Estimula o raciocínio e o uso da memória;
A criança habitua-se à sistematização dos conhecimentos adquiridos levando-a a redigir sem erros e com mais fluência.

Este método será mais atraente para as crianças quanto mais elas descobrirem o que lhe é proposto e tiverem interesse em trabalhar, descobrindo palavras, recortando desenhos, colando-os no espaço em branco... Depois do contacto inicial, em que os pais e professores serão guias, tudo se tornará mais fácil e, em pouco tempo, elas começarão a ler primeiro as palavras e depois pequenas frases. Só no final, surgirá o alfabeto, já depois das crianças saberem ler.

É bom lembrar que um método de leitura não constitui por si só toda a atividade no âmbito da leitura e escrita; outros trabalhos o podem e devem enriquecer , designadamente o texto livre, a correspondência escolar, a leitura de contos infantis , a pesquisa, a exploração do meio envolvente,...

1ª PALAVRA

A 1ª palavra a apresentar é menina - o professor conta a história duma menina mas também pode aproveitar uma vivência de outra criança. (pode recorrer-se a uma ficha-gravura duma menina e respectiva exploração realçando o sentido cromático do desenho).

" Ana é uma menina.
Ia na rua, de cabeça no ar, sem olhar para o chão..."

Após este trabalho, o professor desenha no quadro a menina da nossa história e os alunos fazem o mesmo nas suas folhas de trabalho. (Aquele aluno que afirma não ser capaz de desenhar deverá ser ajudado de uma forma cautelosa e afetiva.)
O professor ensina a escrever a palavra através de movimentos (conseguidos) começando com o braço, com o pulso e com o dedo. Estes movimentos devem ser feitos primeiro no ar, no tampo da mesa, na mão, na areia etc. Só depois de muito treino é que escrevem no quadro a palavra menina acompanhada de um cartaz (para download no blog), que ficou exposto no placar de cortiça. Após ter motivado a atenção dos alunos, chama uma criança de cada vez para escrever no quadro:
1. Com o giz;
2. Com o dedo embrulhado num pano molhado;
3. Com um pincel molhado;
No placar, junto da gravura, coloca-se um cartão contendo a palavra manuscrita e também em letra de imprensa. A partir daqui todas as crianças podem ler a palavra. Nesta altura, o professor dá a cada criança um cartão com a palavra menina - manuscrita de um lado e impressa do outro. (A criança vai começando a fazer a sua caixa de leitura, guardando as palavras ensinadas.)
Em casa, recortam de revistas ou jornais, figuras de meninas que colocam no caderno escrevendo por baixo a palavra manuscrita.
Quando as crianças mostram já saber escrever a palavra, o professor pede-lhes que vão ao quadro.
Só se passa para a segunda palavra ( e isso é de extraordinária importância para a obtenção dos objetivo a atingir) quando todas as crianças já sabem as vogais.

Não é fantástico!!!!!!!!!!!!!

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